Atividades de ensino

PET Geografia e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE

A edição do Exame Nacional de Estudantes (ENADE) é aplicada como meio de avaliação dos cursos que conferem diplomas de bacharel, licenciatura e tecnólogo nas diversas áreas, definidas pelo MEC.

Esse constitui um dos instrumentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e devido ao resultado preocupante do curso de Geografia na última avaliação do ENADE e por 2017 ter ocorrido nova avaliação, o PET Geografia propõe esta atividade aos discentes do curso para esclarecer o exame e buscar, juntamente com os
professores da área, debater alguns conteúdos, temas e conceitos.

Esta atividade continuada permite que a próxima turma do Curso de Licenciatura em Geografia ao realizar o ENADE, em 2020, já tenha o conhecimento necessário das ações e do funcionamento do exame.

Objetivos:
Esclarecer os fundamentos, estrutura e metodologia do ENADE aos discentes do curso de Geografia, em parceria com as coordenações. Incentivar os petianos a preparem aulas e simulados para dialogar com os alunos participantes. Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação. Estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica tecnológica e acadêmica. Introduzir novas práticas pedagógicas na graduação. Contribuir para a consolidação e difusão da educação tutorial como prática de formação na graduação.

 

Atividades de caráter coletivo e integrador

Reuniões de planejamentos, acompanhamento e avaliação das atividades dos bolsistas. Participação em eventos científicos locais, regionais e nacional. Manutenção da página do PET Geografia na Internet (página no Facebook).
Encontro para debate da legislação e Manual de Orientações Básica do PET. Realização de outras atividades como: PET Recebe, visando recepcionar os calouros do curso de geografia da UFAC; ações no dia do geógrafo, que neste ano de 2020 ocorrerá a partir do V Encontro Acreano de Geografia, com participação do PET Geo na organização, palestras e minicursos; participação nos Grupos de Pesquisa: Centro de Estudos de Geografia do Trabalho (CEGeT), UNESP, Pres. Prudente, SP. Grupo de Estudo em Produção do Espaço na Amazônia (GEPEA), UFAC, Rio Branco, AC.

Objetivos:
Realizar reuniões periódicas para acompanhar as atividades individual e coletiva dos bolsistas e do Grupo PET Geografia. Tais encontros buscam articular o coletivo de petianos, professor tutor e professores colaboradores com encontros semanais. Outra atividade prevista, além das listadas no planejamento, será a manutenção da página do Grupo PET Geografia na Internet, visando aproximá-lo da sociedade e dos demais grupos PETs da Ufac e de todo o Brasil. Assim, teremos um canal para divulgar as atividades realizadas no âmbito do grupo, bem como, de trocar experiências com outros grupos da Ufac e externos.

Estudo de língua estrangeira

Para uma formação de excelência, os alunos do PET deverão realizar curso de língua estrangeira, conforme idioma de seu interesse. O domínio de uma língua estrangeira é cada vez mais exigido para o acesso a bibliografias em outro idioma. Outra justificativa para manter essa atividade no planejamento do grupo é a proficiência nos cursos de pós-graduação na área de geografia.


Objetivos:
Estudo de língua estrangeira pelos bolsistas do PET Geografia. Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação. Introduzir novas práticas pedagógicas na graduação.

 

Mini curso: Filosofia, Legislação e Normas do Programa de Educação Tutorial

O Programa de Educação Tutorial na Ufac consta com nove grupos. Esta atividade visa contribuir para as ações de integração dos PETs da Instituição, de modo a permitir que os bolsistas aprofundem o conhecimento do Programa, sua filosofia, legislação, práxis petiana e ter atuação no Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA) da Ufac.

Objetivos:
Permitir aos bolsistas do PET Geografia Ufac, em especial os novos, conhecerem o funcionamento do Programa, sua filosofia, legislação e normas.

 

Minicurso Introdução a Metodologia da Pesquisa Científica

Para os trabalhos de pesquisa (individual e coletiva), será ministrado um curso pelo professor tutor e egressos aos alunos bolsistas, não bolsistas e demais da graduação em Geografia. Este minicurso visa permitir que os bolsistas, em especial os de anos mais avançados, possam ministrar, sob a orientação e acompanhamento do tutor, um minicurso aos discentes dos períodos iniciais da graduação.

Além da participação ativa dos mesmos na extensão, busca-se relacionar a atividade para que sejam trabalhadas as diferentes metodologias do trabalho científico, as Normas da ABNT, elaboração de apresentação, leituras e análise crítica de bibliografia, e a elaboração de projeto de pesquisa em geografia.

Objetivos:
Objetiva-se demonstrar a importância do conhecimento científico; os tipos de pesquisa; leitura, fichamentos, resenhas, resumos de bibliografias; elementos para apresentação oral; normatização da ABNT; bem como a elaboração de pré-projeto de pesquisa.

Colóquio de estudo

Os colóquios são encontros para estudar e debater obras (Teses, dissertações, livros, artigos etc.) que permitam o aprofundamento de conceitos e temas relacionados às ações de ensino, pesquisa e extensão do Grupo PET Geografia. A pesquisa, base dessa fundamentação teórica, versa sobre o mundo do trabalho, migração e a Amazônia Ocidental no contexto dos impactos para as sociedades locais na região de fronteira, em especial no estado do Acre (cidade de Rio Branco), bem como as investigações individuais dos bolsistas.


Objetivos:
Além dos seminários serão realizados colóquios de estudo de obras de interesse coletivo do Grupo PET Geografia para fundamentar a pesquisa coletiva do grupo, bem como para aprofundar as ações de ensino e extensão.

%d blogueiros gostam disto: