Atividades de extensão

ARIGÓ – Revista do Grupo PET e Acadêmicos de Geografia da Ufac

Este projeto de extensão busca retomar a publicação do periódico ARIGÓ – Revista do Grupo PET e Acadêmicos de Geografia da Ufac, versão impressa no INSS 1806-020X, que desde 2004 não era editada. Em 2018 foi publicado o V. 1, N. 01 (2018) e em 2019 publicamos o número 2, volumes 01, referente a janeiro a junho. Nesse mesmo ano a revista teve a aprovação do seu número do ISSN Online – 2675-0724.


Objetivos:
A publicação da revista do PET e dos alunos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia da Universidade Federal do Acre tem como objetivo permitir que os bolsistas do PET e alunos dos cursos da referida área possam ter um canal para divulgação e publicação dos seus trabalhos acadêmicos, de pesquisa, de extensão, práticas de campo, experiências de estágio de ensino e demais reflexões geográficas.

Cinegeo

Objetivos: Ampliar os conhecimentos no que diz respeito a linguagem fílmica. Analisar a realidade espacial a partir de temática dos filmes. Visa também articular o trabalho coletivo do grupo PET Geografia com os demais alunos do curso de graduação da área.

Abril Indígena

Atividade de extensão em comemoração ao dia do indígena, com palestra e debate sobre as lutas e territorialidades de um determinado povo através de palestras e exposições fotográficas para apresentação de cartilha do povo indígena escolhido, debatendo sobre a luta dos povos indígenas no Brasil.

Objetivos: Apresentar a história, cultura e territorialidade de um povo indígena, em parceria com as ações do COMIN.

 

Ciclo de Palestras – PET Convida

O Grupo PET realiza ciclos de palestras referentes as temáticas de interesse do grupo. Poderão ser convidados professores/pesquisadores do curso ou convidado externo, dependendo do recurso de custeio.

Objetivos: Permitir que bolsistas do grupo PET e alunos dos cursos de Geografia da UFAC possam ter acesso à pesquisas recém realizadas por professores convidados através do doutoramento de professores do Curso de Geografia da UFAC. Esta atividade permitirá que os mesmos possam apresentar e debater suas teses para o coletivo do PET, alunos da Geografia e demais cursos da UFAC.

 

Atividade de Extensão: PET Geografia e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE

A edição do Exame Nacional de Estudantes (ENADE) é aplicada como meio de avaliação dos cursos que conferem diplomas de bacharel, licenciatura e tecnólogo nas diversas áreas, definidas pelo MEC.

Objetivos: Esclarecer os fundamentos, estrutura e metodologia do ENADE aos discentes do curso de Geografia, em parceria com as coordenações. Convidar professores das variadas áreas do curso para debater temas, conceitos e conteúdos que podem ser cobrados no ENADE. Incentivar os petianos a preparem aula e simulados para dialogar com os alunos participantes.

 

Minicurso Introdução a Metodologia da Pesquisa Científica

Para os trabalhos de pesquisa (individual e coletiva), será ministrado um curso pelo professor tutor e alunos do PET aos alunos bolsistas, não bolsistas e demais da graduação em Geografia. Este minicurso visa permitir que os alunos do PET, em especial os de anos mais avançados, possam ministrar, sob a orientação e acompanhamento do tutor, um minicurso aos bolsistas mais novos do grupo, bem como aos discentes dos períodos iniciais da graduação.

Objetivos:

Objetiva-se demonstrar: a importância do conhecimento científico; os tipos de pesquisa; leitura, fichamentos, resenhas, resumos de bibliografias; normatização da ABNT; bem como a elaboração de projeto de pesquisa.

%d blogueiros gostam disto: